PUC-Rio.

EXERCÍCIOS PARA O CÉREBRO

Jogos para manter cérebros dos idosos ativos.

Você não pode realmente prevenir um cérebro de envelhecer, mas há coisas que você pode fazer para ajudar a evitar a deterioração cognitiva. Muito sobre o funcionamento do cérebro ainda é um mistério, mas os pesquisadores sabem que os efeitos do envelhecimento no cérebro podem ser retardados por manter a função cognitiva ativa e, especificamente, através do aprendizado contínuo. Os jogos podem ajudar os idosos a continuar aprendendo e manter a função cerebral.

Videogames:

Muitos de nós não conecta videogames com os idosos, mas lares de idosos estão fazendo essa conexão, oferecendo a idosos a oportunidade de jogar jogos que os mantenham ativos, tais como os disponíveis no Wii e Xbox Kinect. Esses tipos de jogos têm a vantagem de manter os jogadores ativos, como obrigá-los a aprender. Idosos também podem se beneficiar de jogos de videogame que eles pedem para resolver problemas e pensar rapidamente, como Rise of Nations.

 

Bingo:

O seu centro de terceira idade, sem dúvida, oferece bingo e outros jogos, tais como jogos de cartas, em um frequência regular. Jogar bingo oferece uma oportunidade importante para os idosos que podem estar com alguma solidão em se socializarem. De acordo com o Instituto Nacional de Envelhecimento, os idosos que estão envolvidos em atividades sociais podem viver mais tempo do que os idosos que vivem vidas solitárias, então os jogos que oferecem oportunidades de socialização têm benefícios adicionais.

 

Ping pong:

Junto com comer bem, permanecer ativo é um dos componentes mais importantes de um estilo de vida saudável para idosos de acordo com a Revista da Associação Medica Americana. Idosos podem desfrutar de jogos ativos dentro de casa, como ping pong e bilhar, ou atividades ao ar livre, tais como croquete ou jogos de tabuleiros. Se manter ativo também ajuda a manter o cérebro do envelhecimento.

 

Jogo de paciência:

Socializar é uma parte importante da saúde do idoso, mas há dias em que o tempo ou outras circunstâncias mantém um idoso em casa e talvez sozinho. Nessas ocasiões, os jogos só ajudam a manter a depressão sob controle, impedindo o idoso de se concentrar em coisas tristes ou negativas. Jogos de uma só pessoa, como jogo da paciência, jogos de caça palavras, tais como pesquisas de texto e decifra, ou jogos de números como quebra-cabeça japonês são bons substitutos para os jogos do grupo, mas eles são apenas uma solução temporária. Estes jogos de uma pessoa ainda podem ser úteis para ajudar a manter o cérebro dos idosos do envelhecimento.

Atividades temáticas com quebra-cabeças para idosos:

Quando o corpo envelhece, a mente se deteriora. Os indivíduos idosos podem sofrer diversas dificuldades, de alguma tendência a esquecimento ou até Alzheimer. No entanto, os estudos das associações americanas National Institute of Aging (Instituto Nacional do Envelhecimento, em português) e American Medical Association (Associação Médica Americana, em português) mostram que o nível de deterioração depende do nível de atividades físicas e mentais das quais a pessoa participa. Uma pessoa de 90 anos que faça uma caminhada e um jogo de palavras cruzadas ou que leia um livro todos os dias podem não sofrer nenhuma perda de memória, enquanto uma de 70 anos que tenha vida sedentária pode viver na cama e não saber o próprio nome ou onde está. Tipos variados de quebra-cabeças ajudam a exercitar o cérebro, pois ajudam a manter os neurônios ativos e a engajá-los em resolução de problemas. Considere essas ideias de quebra-cabeças para ajudar os idosos perto de você.

Palavras cruzadas:

Esse tipo de quebra-cabeça usa pistas escritas para ajudar a preencher blocos vazios e criar palavras. Essas palavras então se cruzam, tendo letras comuns. Elas podem ser aleatórias ou terem um tema relevante para o indivíduo as resolvendo. Alguns temas podem incluir os anos 20, a História do Brasil, literatura ou comida. Escolher temas interessantes para o indivíduo ajudará a mantê-los engajados e a resolverem todo o quebra-cabeça. Esses jogos são perfeitos para quem tem demência parcial, já que os temas familiares ajudarão a memória e facilitarão a discussão.

 

Quebra-cabeças:

Os quebra-cabeças tradicionais que são montados com peças em formatos estranhos são boas ferramentas que podem variar com base no nível de habilidade ou necessidade. Os indivíduos perspicazes que querem se desafiar podem gostar de um quebra-cabeça de 1.000 peças ou de um modelo em 3D, enquanto aqueles com mais problemas para reconhecer formas e cores podem preferir aqueles com menos peças e mais cores distintas. Tente descobrir o que os interessa e compre um quebra-cabeça que ilustre um ou mais desses interesses, porém evite comprar um brinquedo de criança, já que isso pode desmoralizar ou até insultar a pessoa.

 

Sudoku:

Os jogos de Sudoku são parecidos com palavras cruzadas, porém usam blocos de números que não podem ser repetidos em quadrados de 3x3 ou em qualquer linha reta do jogo. Esses jogos ajudam as habilidades de resolução de problemas e lógica, o que mantém a capacidade de raciocínio afiada. Estes jogos variam em fácil, médio e difícil, podendo ter a dificuldade incrementada de acordo com o desempenho da pessoa na tarefa.

 

Caça palavras:

Esses jogos têm palavras escondidas em linhas de letras que o jogador deve tentar encontrar, porém elas são listadas e o jogo termina quando todas as palavras são encontradas. Esse tipo de jogo pode ajudar os idosos no reconhecimento de palavras, ajudando-os a se manterem letrados e passíveis de comunicação.

NeuroAcademia da Memória PUC-Rio - Todos os Direitos Reservados.